Curso de Cozinha Bimby

Ontem fui ao curso de cozinha da Bimby, oferecido pela Vorwerk, a marca que está por detrás do mais conhecido eletrodoméstico. Pelo que sei, todas as pessoas que compram uma Bimby têm direito a este curso.

Então lá estava eu, mais umas cinquenta pessoas (nunca pensei que fossem tantas) prontas a aprender mais do que se ensina nos livros. Foram três horas de receitas, dicas, esclarecimento de dúvidas e desastres, paparoca para provarmos e ainda prémios para duas sortudas (infelizmente e como já é habitual, eu não ganhei nada).

Eu tirei algumas notas, que considerei para mim as mais úteis, mas a verdade é que no total, foram dadas muitas mais. Fica aqui o resumo do que mais gostei e anotei:
  • Gelado de Morango
    • Foi a primeira receita do curso. Fez-se num instante e quando demos conta, já estávamos de copinho na mão a provar.
    •  Receita retirada do livro básico.
    • A minha apreciação: Estava bom sim senhora, embora pouco doce.
    • Truques:
      • Usar sempre uma clara de ovo. Diz que torna a textura do gelado mais cremosa.
      • Usar sempre leite congelado.
  • Nectar de Manga e Laranja
    • Enquanto conversávamos (houve muita conversa) foi feito em três tempos este suminho.
    • Receita retirada do livro básico.
    • A minha apreciação: Excelente! Adorei! Teria bebido 1l se me deixassem. Vou certamente experimentar.
    • Truques:
      • Triturar primeiro a fruta e só depois juntar a água. Assim, evita-se que o sumo fique com espuma.
      • O peso da água deve ser igual ao peso da fruta (apenas para nectares). 
  • Creme de Caramelo
    • Este creme pode ser usado para rechear vários tipos de bolos. No caso de ontem, foi usado para rechear profiteroles (que vou falar mais abaixo).
    • Esta receita não está nos livros, mas foi dada aos participantes do curso.
    • A minha apreciação: Está nos profiteroles.
    • Não anotei nenhum truque especial.
  • Sopa Mega Rica de Peixe
    • Esta sopa é um prato principal. Tem imenso peixe e marisco, arroz e um sabor intenso. Começou por se fazer um fummé de camarão (com cascas, claro) que se reservou, depois fez-se um refogado que incluiu pimento e enquanto se juntou a água, o fummé e o arroz, o peixe e o marisco foi a cozer na Varoma. Ficou um cheirinho apetitoso na sala.
    • Esta receita também não está nos livros, mas foi dada aos participantes do curso.
    • A minha apreciação: Embora não seja o meu tipo de sopa (enjoo muito rapidamente da intensidade destes sabores), estava muito saborosa e com excelente aspeto.
    • Não anotei nenhum truque especial.
  • Massa de Pizza
    • Este tema veio só de passagem e para minha tristeza, não houve pizza para provar.
    • Truques:
      • Em vez de colocar 200gr de água para fazer a massa, colocar apenas metade e juntar 100gr de leite. Deste modo, a massa fica mais fofa.
      • Para levedar, existem basicamente dois métodos, um rápido e um lento. Se tivermos pressa, devemos aquecer o forno a 50º e meter a massa lá dentro. Alguns fornos, como o meu, começam a cozer a massa e a criar uma fina crosta. Para evitar isso, deve-se só aquecer o forno e quando colocarmos a massa, desligarmos. O método lento, é colocar a massa no frigorífico.
  • Massa de Profiteroles
    • Estes meninos fizeram um sucesso e foram a parte mais divertida do curso. Isto porque pediram a duas pessoas para ajudar a fazer as formas dos ditos e nenhuma delas tinha alguma vez feito semelhante coisa. Para rechear, usou-se o creme de caramelo feito previamente e polvilhou-se com açúcar em pó.
    • Receita retirada do livro básico.
    • A minha apreciação: Ficaram fantásticos! A massa estava tal e qual como nas pastelarias e embora eu só conhecesse profiteroles com chantily, estes com recheio de caramelo ficaram igualmente bons.
    • Truques:
      • Para retirar a massa que fica presa nas lâminas da Bimby, deve-se colocar o copo na vel 10 durante uns segundos. Assim a massa presa espalha-se para o copo e podemos retirar facilmente. Que jeito que isto me tinha dado quando fiz pizza e brioches!
  • Manteiga aromatizada com pimento
    • Nunca tinha feito, nem sequer visto alguém fazer. Não me parece muito fácil, mas hei-de experimentar um dia.
    • Esta receita em particular não está nos livros, mas existem outras semelhantes aromatizadas com ervas.
    • A minha apreciação: Estava maravilhosa! Mesmo não estando fresca, deu para ver que estava super saborosa.
    • Não anotei nenhum truque especial, mas é preciso ter bastante cuidado a bater as natas.
  • Maionese com coentros
    • Há muita gente que faz maionese em casa, eu pessoalmente, nunca tentei, até porque é coisa que não costumo consumir. Mas não sei se não vou experimentar agora...
    • Esta receita não está nos livros, mas foi dada aos participantes do curso.
    • A minha apreciação: Não provei a maionese "a seco", foi provada em conjunto com a salada que fizeram depois. E só posso dizer maravilhas!
    • Truques:
      • "Deitar em fio" é uma expressão usada nalgumas receitas mas que não fazia ideia do que significava. Pois "que não é nada mais, nada menos que deitar o liquido (neste caso, azeite e óleo) pela tampa da Bimby, com o copo encaixado. Deste modo, o liquido vai cair suavemente para dentro do copo. É fundamental que a máquina esteja em funcionamento.
  • Salada colorida
    • Foram usados oito ingredientes, dos quais só me lembro de sete: couve-roxa, cenoura, azeitonas, ovo cozido, delicias do mar, maça e couve-coração. Os ingredientes foram todos triturados, à exceção das delicias, que foram desfiadas. No final, misturou-se tudo com a maionese de coentros.
    • Não faço ideia onde esteja esta receita.
    • A minha apreciação: Tinha comido mais três pratos para além do que me deram. Estava maravilhosa! Eu que estava desconfiada por causa dos legumes todos que eu nunca como, fiquei rendida assim que meti a primeira garfada na boca. Mas que maravilha!
    • Truques:
      • Os legumes devem ser triturados por ordem de cores, do mais claro para o mais escuro. Assim, nenhum fica tingido.
      • Desfiar delicias, bacalhau ou frango é sempre do mesmo modo: vel 4 e colher inversa.
Depois deste testamento, só posso acrescentar que valeu a pena ter ido. Gostei muito, aprendi algumas coisas e fiquei com a certeza que ainda me falta muitoooo para tirar o maior proveito da Bimby. Há mesmo muitos truques para aprender. Só espero ser convidada para ir mais vezes a estes eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário